O que são facetas dentárias?
As facetas dentárias, por vezes chamadas de lentes de contacto, são capas finas de cerâmica, aderidas à superfície externa dos dentes, com o principal objetivo de melhorar a sua aparência. Com este tipo de tratamento é possível mudar a cor, a forma, a orientação, o tamanho e mesmo o comprimento dos dentes.
O facto de serem feitas de cerâmica, permite que o resultado final seja altamente estético e natural, uma vez que este material possuí propriedades muito semelhantes ao esmalte dentário.
Para que se usam? Que tipo de problemas podem corrigir?
As facetas estão indicadas quando os dentes estão saudáveis, mas a sua estética não é agradável. Ou seja, aplicam-se sobre dentes escurecidos, desgastados, lascados, desalinhados ou com diastemas (espaços) entre eles.
Qualquer pessoa pode colocar? Em que idade e que tipo de problemas tornam mais frequente a procura deste tipo de solução?
Não existe qualquer contraindicação médica para a colocação de facetas. No entanto, estas devem ser reservadas para dentes inestéticos, mas que ainda apresentem estrutura dentária natural conservada. Casos de dentes muito destruídos normalmente possuem mais indicação para outro tipo de tratamentos tais como coroa.
Não existe uma idade standard para a colocação de facetas, mas sendo um tratamento cosmético é normalmente mais procurado por pacientes dos 18-45 anos, de ambos os sexos. Paciente menores de idade (ou sem terem o seu crescimento corporal finalizado) não são candidatos a este tipo de tratamentos.
Em que consiste esta técnica?
A Primeira consulta consiste na avaliação, diagnóstico e planeamento. É fundamental que o paciente manifestar o seu objetivo a nível estético. O “olho clínico” do médico dentista e principalmente a sua experiência profissional neste tipo de tratamentos é fundamental para obter um resultado final estético e natural adequado à pessoa que tem à sua frente.
Na Segunda consulta, com base no planeamento prévio são executados preparos mínimos da face exterior do dente e respetivo molde. Na maioria dos casos a necessidade de desgaste é tão insignificante que não é percetível a olho humano.
A Terceira e última consulta consiste na cimentação definitiva das facetas.
Que garantias de resultados tem?
Os resultados finais em termos estéticos são normalmente excelentes e capazes de uma grande melhoria do sorriso do paciente. Todas as facetas são testadas e validadas pelo doente antes da cimentação, o que faz com que este receba algo que seja totalmente do seu agrado.
Em termos de durabilidade, caso existe um cuidado diário e controlos de Higiene oral regulares, as facetas conseguem facilmente longevidades superiores a 15-20 anos.
Considera que os portugueses cuidam bem da saúde e da estética da sua boca?
Claramente está a ocorrer uma mudança nos hábitos de higiene oral dos portugueses com efeitos visíveis na saúde dentária. Toda a educação feita neste especto ao longo dos últimos anos começa a surtir os seus efeitos. No entanto, continua ainda assim a ser um dos parentes pobres da medicina e dos mais negligenciados.
Em relação à estética dentária, verifica-se o mesmo rumo da tendência mundial com um aumento significativo da procura dos tratamentos dentários estéticos, tais como branqueamentos, ortodontia e facetas. Infelizmente o facto deste tipo de tratamentos ser apenas praticado em regime privado faz com que não esteja acessível a todos os Portugueses
“Decidi colocar facetas dentárias por sugestão do médico que me acompanha, e o tratamento correu muito bem.
O tratamento superou as minhas expetativas pois voltei a sorrir com vontade, e não sendo este propriamente um problema que me incomodava muito, sentia que escondia o sorriso e que precisava de o recuperar.”
É caro ter um sorriso mais bonito?
Existe a ideia generalizada que a medicina dentária é uma área muito cara. No entanto, esta ideia está ligada ao ponto anterior e ao facto de muitas pessoas descuidares a sua saúde oral e colocarem este assunto completamente para segundo plano.
A procura do tratamento é normalmente feita em situações limites (muitas vezes associadas a dor severa) onde existe a necessidade de tratamento extensos na maioria do dentes o que obviamente encarece o tratamento. Por outro lado caso seja feita uma manutenção cuidada do dentes, quer seja em casa, quer seja em consultas de Higiene oral regulares, manter o sorriso bonito é extremamente barato.
Caso o sorriso o sorriso original não se apresente agradável e seja indicado colocar facetas, o valor depende de paciente para paciente mas podemos indicar que cada faceta custa em média 600€.
Quanto tempo demora o tratamento?
Na maioria dos casos é um tratamento relativamente rápido onde habitualmente apenas são necessárias 3 consultas, ao longo de duas semanas.
Dr. Carlos Almeida
Medico Dentista (Inscrito na Ordem do Médicos Dentistas com o Nº 5873)
| Prática exclusiva na área da Implantologia e Reabilitação Oral
| Co-Fundador do Instituto Dentário do Alto dos Moinhos