
A resposta é não, o sangramento gengival não é normal! Se as suas gengivas sangram frequentemente aquando da mastigação, escovagem, ou uso do fio dentário, pode ser um sinal de doença periodontal, como a gengivite ou periodontite.
A gengivite apresenta-se como uma inflamação das gengivas, causada pela acumulação de placa bacteriana e tártaro ao redor do sulco gengival, sendo considerada como a forma menos grave das doenças periodontais. As gengivas começam a inchar, a ganhar uma cor mais avermelhada, e facilmente sangram quando se está a fazer a escovagem dos dentes, ou se está a passar o fio dentário.
É uma condição facilmente reversível com cuidados adequados de higiene oral e, através da destartarização ou remoção de placa bacteriana por parte de um médico dentista ou higienista oral.
A periodontite é a forma mais grave das doenças periodontais e ocorre quando a gengivite não é tratada. Esta doença inflamatória crónica leva à retração gengival e destruição do osso de suporte dos dentes, causando dificuldades ao nível da mastigação e fala, mau hálito persistente, mobilidade dentária e, em ultima instância, à perda de peças dentárias.
O tratamento da periodontite é mais complexo e depende do estado de evolução da doença, podendo envolver a realização de destartarizações mais profundas associadas a certas medicação ou, em casos mais complexos, requerer tratamento cirúrgico.
Outros fatores que podem favorecer o desenvolvimento e progressão das doenças periodontais são: genética (fatores hereditários), alterações hormonais, hábitos tabágicos, fatores relacionados com stress, diabetes, doenças que afetam a imunidade, má alimentação e determinados medicamentos.
