Cirurgia Oral
Apesar de serem minimizados e dependendo da complexidade cirúrgica, os atos cirúrgicos realizados na cavidade oral são sempre acompanhados de um processo inflamatório.
Entre os sintomas e desconfortos mais comuns após a cirurgia oral estão sangramento, inchaço, desconforto, hematomas, febre, dor de cabeça.
Sabemos atualmente que os cuidados a ter após uma intervenção cirúrgica são tão importantes quanto o próprio ato cirúrgico.
Processo de Cicatrização
Para evitar que o processo de cicatrização demore mais do que o desejado e para alcançar uma recuperação rápida após a intervenção cirúrgica, existem algumas orientações a seguir durante o período pós-operatório:
- Aplicar frio / gelo durante 24-48h após a cirurgia;
- Seguir a medicação prescrita pelo Médico Dentista; Normalmente inclui analgésicos e anti-inflamatórios para minimizar o desconforto.
- Adotar dieta líquida/mole e fria nos primeiros dias;Evitar alimentos sólidos e quentes, dando preferência a iogurtes, gelados, batidos, purés para ajudar a cicatrização e evitar o sangramento.
- Controlo de hemorragia / sangramento; Nem sempre há sangramento após a cirurgia, no entanto, se tal ocorrer é considerado normal nas primeiras 24 horas. Pode controlar o sangramento mordendo uma gaze aplicada diretamente sobre a ferida durante 30 minutos.
- Manter o repouso no dias seguintes à intervenção cirúrgica, evitando qualquer tipo de esforço e prática de exercício físico;
- Evitar a exposição solar durante os primeiros dias;
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas e hábitos tabágicos;
- Manter a cabeça mais elevada quando estiver a repousar e durante a noite;
- Não fazer bochechos vigorosos e evitar cuspir durante as primeiras 24 horas (uma vez que pode impedir a formação do coágulo necessário para a cicatrização e originar uma possível hemorragia);
- Higienizar a área intervencionada de forma suave e lenta, utilizando para o efeito uma escova pós-cirúrgica, assim como aplicação de gel e bochechos suaves com produtos de higiene adequados.
O tempo médio para uma recuperação completa após a cirurgia oral pode variar entre 7 e 15 dias aproximadamente, dependendo da complexidade cirúrgica.
É fundamental que siga as recomendações pós-operatórias para que tenha um período de recuperação o mais tranquilo possível.
Em caso de agravamento de sintomas ao longo dos dias, como febre, aumento do inchaço, dores intensas ou sangramento excessivo, recomenda-se contactar o médico dentista para receber aconselhamento indicado face à situação clínica.