A gravidez é uma fase muito especial, em que ocorrem inúmeras alterações e picos hormonais, com impacto ao nível da saúde oral.
O ideal será realizar uma consulta de avaliação com o Médico Dentista antes de engravidar, por forma a corrigir eventuais complicações ou patologias que possam trazer problemas tanto para a mãe como para o bebé.
Mitos e Queixas comuns
Existem também diversos mitos sobre a gravidez e saúde oral que importa esclarecer. Por exemplo, se já ouviu dizer que a gravidez provoca o enfraquecimento dos dentes ou origina perda de cálcio, fique a saber que são apenas mitos.
O cálcio necessário ao bebé em desenvolvimento é fornecido pela dieta alimentar, não sendo retirado dos dentes, uma vez que a presença de cálcio nos dentes é estável.
No entanto, importa referir que durante a gravidez algumas mulheres sofrem alterações nos seus hábitos alimentares, como ingestão mais frequente e mais rica em hidratos de carbono, fatores que poderão aumentar o risco de desenvolvimento de lesões de cárie dentária, principalmente se os cuidados de higiene oral forem negligenciados.
Também as náuseas e vómitos, que aparecem com maior frequência no primeiro trimestre de gravidez, contribuem para uma maior acidez da saliva, que poderá promover a erosão dentária.
As gengivas inflamadas e o sangramento gengival é também uma queixa bastante comum nas grávidas, devendo-se tal facto às alterações hormonais que ocorrem durante esta fase.
Cuidados a ter durante a gravidez
Assim, que cuidados deve a grávida adotar de modo a minimizar os efeitos na Saúde Oral?
- Escovar dentes 3x/dia com pasta de mínimo 1000ppm de flúor;
- Usar fio dentário antes da escovagem 1x/dia;
- Usar um elixir sem álcool e com flúor;
- E muito importante: beber muita água e, se necessário, mascar umas pastilhas ou rebuçados de xilitol.
A ida ao Médico Dentista, pelo menos uma vez durante o período de gestação, é igualmente indispensável para aconselhamento e diagnóstico.