Halitose, denominada popularmente por mau hálito, é o termo médico usado para descrever a presença de um odor desagradável na cavidade oral. É um problema muito frequente (estima-se que cerca de 30% da população mundial sofra de halitose) e totalmente transversal entre as diversas classes sociais e faixas etárias.
Embora não seja um problema médico grave, a halitose pode ter sérias implicações psicológicas e sociais, originando por vezes quadros de baixa-autoestima, isolamento e depressão.
Quais são as causas de halitose?
As causa para a formação da halitose são variadas e o seu tratamento depende sempre da identificação da sua origem. No entanto, este diagnóstico nem sempre é fácil, uma vez que a boca comunica com todo o sistema digestivo, respiratório e indiretamente através destes com todo o nosso corpo.
De uma forma geral as causas podem ser divididas em diferentes classes:
- Causas Orais – São as mais frequentes representado cerca de ¾ dos casos. Normalmente a principal razão é uma higiene oral baixa com grande acumulo de placa bacteriana e alimentos. Outras doenças orais tais como cáries, doença periodontal ativa, gengivites, úlceras, aftas também podem ser responsáveis pelo odor desagradável. A diminuição da produção de saliva, denominada xerostomia, bastante frequente numa população mais idosa e muito medicada, pode igualmente ser o fator responsável pelo mau hálito.
- Causas Respiratórias – Qualquer infeção respiratória tal comosinusite, rinite, amigdalitepoderá originar halitose
- Causas Digestivas – Consideram-se as infeções do tudo digestivo e transtornos digestivos tais como o refluxo gástroesofágico
- Causas Aditivas – O consumo de tabaco e álcool podem ser os grandes responsáveis pelo aparecimento de um quadro de halitose
- Causas Sistémicas – Embora mais raro, quadros como Diabetes, problemas hepáticos e renais podem ser sentidos através de uma alteração de odor da respiração bucal
- Causas Tumorais – Alguns tumores, principalmente da boca, faringe e laringe podem ser igualmente os responsáveis pelo mau hálito.
- Causas Dietéticas – O consumo de certos alimentos facilmente fermentáveis tal como o pão e cereais, assim como o alho e cebola são igualmente responsáveis pelo aparecimento do mau odor.
O tratamento da halitose
Como prevenir a halitose
Tratando-se de uma halitose de origem bucal a prevenção passa pela manutenção de uma higiene oral satisfatória. Para que isso aconteça é fundamental escovar os dentes e a língua após as refeiçõeseo uso de fio dentário pelo menos uma vez por dia.
Deverá realizar uma consulta de Higiene oral com o seu dentista ou higienista oral a cada 6 meses. O consumo de café, álcool, alimentos ricos em açúcares adicionados devem ser evitados.
A ingestão de água é fundamental para que exista uma correta hidratação do corpo e mucosas, produção de saliva e limpeza de detritos alimentares.
Dr. Carlos Almeida
Medico Dentista (Inscrito na Ordem do Médicos Dentistas com o Nº 5873)
| Prática exclusiva na área da Implantologia e Reabilitação Oral
| Co-Fundador do Instituto Dentário do Alto dos Moinhos