Faq
Assim que ocorrer a erupção do primeiro dente devem-se iniciar os cuidados de saúde oral, utilizando para tal uma gaze ou dedeira ou escova muito macia. A escovagem deve ser realizada pelos pais, 2 vezes por dia, sendo uma obrigatória ao deitar.
A pasta dentífrica deve ser do tamanho da unha do 5º dedo da sua criança. Até aos 5/6 anos ao pais devem sempre acompanhar e auxiliar as crianças no processo de escovagem dentária. A partir desta idade, os mais novos começam a ganhar destreza e autonomia para realizar a escovagem sozinhos, no entanto, os pais devem manter a supervisão.
No atendimento à criança, através de um ambiente agradável e acolhedor, o Odontopediatra diagnostica e despista algum tipo de patologia dentária e, se necessário, realiza os seguintes tratamentos:
- instrução e motivação higiénica e controlo de placa bacteriana;
- tratamento de traumatismos dentários, lesões de cárie e defeitos de esmalte;
- aplicação tópica de flúor e aplicação tópica de selantes;
- acompanhamento ortodôntico interceptivo e / ou preventivo.
O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças, determinando a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos.
Neste sentido, o acompanhamento regular pelo Odontopediatra é fundamental para atuar precocemente, analisando o caso específico da criança, de modo a prevenir ou tratar o problema desde o seu início.
CONTACTO
Marque a sua Consulta
Deixe o seu contacto, iremos agendar a sua consulta num prazo máximo de 24 horas.